segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Vila Real...

Para quem não sabe eu estudo em Vila Real (UTAD) que fica em Trás-os-Montes, quem não conhece diz que é "um fim do mundo" mas para mim esta cidade tornou-se a minha cidade. Em poucas palavras, diria que Vila Real é acolhedora, bonita e tranquila. Ainda ando de férias, mas agora de regresso á Bila (como é conhecida entre os estudantes), pelo menos por aqui o tempo passa mais depressa, sempre há mais que fazer, amigos para sair, o parque para passear etc...Já estou tão habituada a viver sozinha e não ter que dar satisfações a ninguém, que para mim passar duas semanas na casa natal, é quase impensável. Mas mesmo assim aguentei lá por casa, até a minha mãe me perguntar "o que andas tu a fazer aqui?".. Resposta imediata... "nada", “então porque não te vais embora ?”... "Vou embora e vou já amanhã" (isto no sábado passado). A minha mãe já percebeu que aquele sítio realmente já não me diz muito, embora não perceba porquê, mas na verdade a resposta é simples. O pessoal que conheço lá, estuda todo fora, nesta altura andam em exames e o resto de pessoal que não estuda, trabalha. Durante o tempo que lá estou tenho de esperar pelo fim-de-semana ou pela sexta para sair. E mesmo assim é complicado. . porque o pessoal quer é namorar e estar em casa com a família no pouco tempo que têm. Passar o tempo em casa sem fazer nada para além das habituais tarefas domésticas, é uma verdadeira seca, sempre tenho net e TV mas passados 2 dias fico farta. Muitos até diriam, isso é vida boa ou quem me dera essa sorte. Mas estar de férias é fazer algo diferente não é passar os dias a contar as horas ou chegar ao meu cumulo de ver "Tardes da Júlia" e a Fátima Lopes. Aqui na Bila eu não tenho TV no quarto (vivo em residências universitárias) e habituei-me a fazer outras coisas... também porque em tempo de aulas os profs dão poucas hipóteses mas sempre temos barzinhos, cafézitos perto de casa, temos o teatro e o cinema, o parque do Corgo (que é muito bonito) e há sempre pessoal conhecido para sair ou assim. Na minha aldeia, não há nada... não tenho carro para ir para a cidade e também não gosto muito de sair sozinha.

Ora bem... mas agora estou por estes lados, posso dizer que até já dormi melhor esta noite, de tão bem que me sinto aqui, finalmente o meu "eu" se sente em casa. E foi com muito agrado que acordei de manhã e vi o lindo dia de sol que estava, logo um óptimo motivo para ficar bem disposta (normalmente acordo bem disposta).Com este solzinho só me apetece é passear pelo parque, ouvir uma musiquinha no mp4 e apreciar a natureza.

O dia convida-me a usufrui-lo e vou aproveitar!


Um comentário: