sexta-feira, 22 de abril de 2011

A páscoa na minha aldeia




prepara-se a casa a rigor uns diazinhos antes
no dia de domingo acorda-se muito cedo, veste-se roupa bonita e vai-se visitar a casa dos familiares onde a cruz passa mais cedo. normalmente em quase todas as casas há sempre uma mesa de petiscos, com amêndoas, pão-de-ló, vinho do porto, fruta da época etc e portanto durante a visita que dura breves instantes petisca-se (só depois de passar a cruz) e não pode faltar o envelope com uma quantia dinheiro para oferecer ao padre ( o chamado folar).
na minha aldeia é um pouco diferente, pois festeja-se a festa da freguesia em honra do padroeiro e em simultâneo a Páscoa.
pelas ruas da aldeia estão as pessoas a fazer os tapetes de flores para receber a cruz, o padre só entra nas casas que têm flores à porta! normalmente é recebido na sala onde estão os familiares todos e assim "beija-se a cruz". de casa em casa o padre corre a freguesia toda e ao fim do dia há uma celebre cerimónia para receber a cruz na igreja.

E como é dia de festa, há um concerto para todos aqueles que querem dançar um bocadinho e conversar com amigos e familiares :) há quem coma umas pipocas ou algodão doce. Começa a exposição dos andores que iram desfilar no dia seguinte (segunda-feira) na procissão.
às 00:00 inicia o fogo de artificio e continua o concerto
Segunda-feira, já se acorda mais tarde... vai-se assistir à procissão e quem quiser poderá participar como figurante.
O dia termina na casa dos familiares, ou melhor, com os familiares em nossa casa a comer uns petiscos.

E assim desejo a todos uma boa Pascoa.. e a quem está de férias e não liga a estas tradições ... Aproveitem para descansar afinal 4 diazinhos ainda é qualquer coisa:)

ps:agradeço que não me ofereçam amêndoas (porque não quero estragar o que já consegui até agora perder 7 kilos e terça-feira é dia de ginásio )

Nenhum comentário:

Postar um comentário