quarta-feira, 28 de abril de 2010

SAUDADE DE SER ESTUDANTE



Tantas emoções vividas
Recordações para um sempre
Histórias imensas para contar
Alegrias, tristezas sentidas
Amizades para ficar
Na última Serenata ouvida
Capas negras traçadas
Rastejam pelas calçadas
Deambularam sorrisos pela noite
Abraços partilhados
As lágrimas cintilantes
Nos rostos de quem já sente
A saudade dos momentos passados
O coração não mente
Vila Real ficou para sempre
No peito do estudante
Estão as fitas abençoadas
As bengaladas dadas
Os parabéns desejados
Os papás babados
Quem pode resistir?
Não se pode esconder
O que cá dentro sentimos
Chorar e muito sorrir
Porque o que há-de vir
Não sabemos ao certo
Mas uma coisa fica para sempre
Não há melhor que ser Estudante
Aqui em vila Real
Que diz bem o nosso Hino
Ser a cidade mais linda de Portugal

Imprevistos, imprevisiveis

Quando acordei ontem estava cheia de dores de dentes, olhei ao espelho e parecia que tinha preso nos dentes um bola de ping-pong. O meu dente do siso deu sinais de existência, e fez estragos… ainda não percebi se vou comer melhor com mais um dente ou se veio dar chatices. Dizem os entendidos que vou passar a ganhar juízo… será????
As dores quase insuportáveis, não passaram e resolvi ir ao especialista da matéria. Lá fui eu na esperança que não fosse nada de grave e que me dissesse que amanhã iria estar boa. Pois é… seria mesmo uma notícia agradável mas tal não aconteceu. Tenho uma inflamação e uma infecção e vou passar a tomar uns antibióticos para o inchaço desaparecer.
Pois é …mas a semana académica ainda não acabou… ai e tal… ainda bem que me diverti na noite anterior pelo menos deu tempo de beber uns shots!
Já é hoje o nosso cortejo, sinónimo de álcool e diversão, já comprei uma pistola de água e um apito para fazer barulho. O nosso camião está um máximo e vamos todos bombar à grande!

“é pro INEM la la la la la la la la la la la la é pró INEM”

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O balanço da queima das fitas





Muitas emoções nestes dias, os papás orgulhosos pelos filhotes. Então na bênção das pastas, e no momento e dar as 3 bengaladas na cartola a minha mãezinha não resistiu em dar um abraço super caloroso e as lágrimas cairam! Um dia cansativo, sem dúvida que foi também dos dias mais importantes que nos marcaram. Fora estas formalidades todas, de traje, pasta, fitas.. blabla são as noitadas que nós, finalista "quase" somos obrigados a ir, o pior é depois! Eu que sou uma rapariga, considerada energética muito "faladeira", fui ver os Xutos e com aquela gritaria e a loucura fiquei quase quase afónica... mas com umas mebocaínas aos poucos recuperei a vozinha mas não a rouquidão! Ainda vamos a meio, mas o pior já passou, falo das horas de missa secantes sobre o sol do meio-dia e dos sapatos do traje que tive de suportar todo o dia! Já foi o esperado e ansioso baile de finalistas, tirando os sapatos correu lindamente... Ando desesperadamente cansada, porque chegar a casa ás 4h/ 5h da manhã de rastos e acordar para ir trabalhar é desgastante! Aguento bem o trabalho, com boa disposição de todos os meus colegas (que são fantásticos) e com o cafezinho da D. Lurdes.
Mas de sacrifícios é feita a vida e se não fosse assim, perdia a piada! Queimar as fitas é uma semana de MORTE (estou sempre a dizer que estou a chegar ao limite, mas até eu supero as minhas expectativas).
Uma coisinha tenho de dizer aos pais, obrigada por tudo, sem vocês não chegaria aqui!

Agora é continuar...

a ver como correm os episódios do resto da semana académica...
(isto de acabar o curso tem que se lhe diga...)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Queima...





Porque um dia tinha de ser, as lagrimas não resistiram a cair pelo rosto! A serenata é sem dúvida o momento mais nostálgico da semana académica, parece que chegamos ontem à vila! Já estou quase de partida...

terça-feira, 20 de abril de 2010

Queima das fitas 2010


Já falta pouco para aquela semaninha que todos os estudantes ambicionam!!!
Queima das fitas é sinal de euforia, de grandes noitadas...
Bora lá pessoal traçar as capas e ouvir a serenata, vestir a rigor para o nosso baile, ir de recassa ouvir a missa, suportar os sapatinhos do traje, fazer um esforço para ir ás aulas (sim porque não temos folga), enfeitar o camião para o cortejo e no meio disto tudo ainda fazer o sacrificio de beber umas "bejecas"! O último jantar, a última queima e probavelmente as últimas noitadas com a malta toda, sim porque no fim desta borga toda, espera-nos montes de trabalhos e frequências!!!
Sem dúvida que vida de estudade é dura! É uma profissão que exige muito de nós, temos de estar em todo o lado a toda hora, fazer montes de coisas ao mesmo tempo!
Concordam comigo certamente! (eu ainda tenho de ir trabalhar que dessa nao livro eu...)

Mas deixa saudade!!!!


VILA REAL...

domingo, 18 de abril de 2010

O filme do meu jantar ....(garfo e faca)



Que filme....

Hoje senti o constrangimento de comer frango de faca e garfo, há dias discutia com uns colegas o porquê de em casa comermos à mão o frango (que no meu parecer sabe bem melhor e não dá trabalho) e quando é fora de casa estamos com os cuidados de etiqueta. Ai e tal não fica bem e parece mal....
Fiquei irritada quando ainda por cima, o prato do dia era frango com esparguete … mesmo com os cuidados todos a cortar a carne, a massa saía pelo prato fora! Fiquei ainda pior quando era mais ossos que carne... não me venham com tretas mas a faca e o garfo não dão jeitinho nenhum....Ainda por cima estava a jantar com a sensação de estar a ser observada o que fiquei ainda mais constrangida!
Jurei para mim mesma, que esparguete e frango só em casa… cortei o esparguete em pedaços para não me sujar toda mas com as preocupações de fazer asneira (que quem me conhece já sabe que é normal) nem me soube tão bem…
Ai se eu tivesses em casa!!! Fazia rolinhos de esparguete com o garfo, e se me sujasse não ficava mal e roía os ossos todos, que eu adoro! Penso que o problema é geral…

Etiquetas ficam bem mas por vezes são chatas...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Momento de descontracção



Bora lá dançar... isto parece que foi em Londres...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Amigos de uma vida


Conheci-te sem te procurar
Foi o destino que nos juntou
Hoje não te poderia deixar
A amizade aumentou
Tantos momentos partilhados
Lágrimas, sorrisos vividos
Sonhos que nos foram queridos
Jamais serão esquecidos
Relembrar é reviver
Sei que há muito por dizer
Muito virá acontecer
Sei que um dia tenho comigo
Um verdadeiro e sincero amigo
Tenho alguem com quem contar
Também sei que posso tar contigo
Vem aqui
Dá-me um sorriso
É o que mais preciso
Pois hoje sendo um dia normal
Torná-lo-ías especial
Num acaso por acaso
Cruzamos os caminhos
Agora já não estamos sozinhos
Mão na mão
Mas sempre no coração!
Atrevia-me a desencadear
Os sonhos que sonhamos
Mas penso que agora não!
Quero acreditar que nos amamos
E isso não se pode transmitir
Apenas sentir!


Cláudia Martins

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dias agitados


Pensando em algo para escrever
Depois de um dia atribulado
De agitação logo após o dia nascer
Suspiro de alivio por hoje
Amanhã lá terá que ser
Por enquanto pairam no ar
As estrelas e o céu
E uma enorme vontade de sonhar
Queria a acordar sem responsabilidade
Sem aquela preocupação constante
Acordar com o destino a que se destina
O nada e o ninguém
Mas não é assim
Parece que trabalho e coisas a fazer
Não têm fim!
Entre o ali e o além
Lá vou andando sem desdém
Para aqui e para ali
Lá ando eu de cabeça na lua
E com a minha mão na tua!

Cláudia Martins

Deputados Corruptos....



Só digo que havia de haver mais deputadas assim e em Portugal!!

sábado, 10 de abril de 2010

Leis à Portuguesa




Aquilo sim eram umas Senhoras Leis!

Comentários para quê?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A minha cidadezinha


Vagueando na minha cidade, começo a reparar em pormenores que nunca antes tinha reparado, férias de Páscoa para mim também significa passear e aproveitar os dias de sol há muito tempo desejados. Parece que não foi só a mim que o sol despontou, os primeiros turistas começam a chegar e em dias de feira, não há quem falte! Para quem não sabe, a feira de Barcelos é das feiras maiores de Portugal, encontra-se tendas com vestidos e fatos, roupas, acessórios, sapatos, malas, móveis, vende-se barro e panelas, encontra-se as tendas de ferragens, tendas de retrosaria, de legumes e de animais (galinhas, patos, pássaros), não esquecendo o pão quente e as frutas frescas. São apenas, alguns exemplos de produtos que se pode encontrar nesta que é das feiras mais conhecidas, os preços estão bem visíveis e as promoções parece ser todo o ano. A ver os turistas pela cidade pergunto-me, o que é que eles têm para ver? O que os atraí mais? Será que é pela famosa lenda do galo, pela arquitectura, pela comida ou pela feira? Cá nas minhas interrogações, comecei a ver a cidadezinha perdida do Minho, com olhos ver. Realmente a feira é bastante interessante, pela imensidão de cores, de vozes a disputar pelos preços e clientes, pela diversidade de produtos “ venha ver menina…”, “posso ajudar? Está baratinho”…. “6 pares de meias 5 euros! É só escolher…” Por acaso não procurava nada de especial, simplesmente fui ver e repetir os velhos hábitos adquiridos no secundário.
Depois de atravessar aquela confusão, fui para avenida principal, olhei em torno e vi que realmente a cidade é acolhedora, é diferente e está remodelada. Os jardineiros da câmara continuam a fazer um óptimo trabalho, porque como de costume estava tudo arranjadinho, a restauração de prédios antigos já começa a ser visível, os miúdos de skate e de patins não faltavam, o comércio de rua dá alma ao coração da cidadezinha, e os cafés abrem as portas à esplanada!
Barcelos é muito pequeno enquanto cidade, mas perde horizontes nas demais 89 freguesias que compõem o concelho. A cidade espera agora pela grande festa “Festa das cruzes” que começa dia 24 e acaba dia 5 de Maio, dias de arromba que atrai centenas de pessoas, pela diversão, pelos concertos gratuitos, pelos diversos fogos de artifício, pela religião (procissão) e outros interesses.
Barcelos é a terra do Galo mas não só…

terça-feira, 6 de abril de 2010

Fui


Que bom conduzir pela estrada molhada, ouvir uma boa música no rádio... seguir o rasto da luz que se adivinha, surge o pensamento diante a noite, penso que sou livre e apetece-me seguir outro caminho que não é o certo, contornar rotundas, ver as luzes da cidade, ver a chuva ligeiramente a cair no vidro.
Apetecia-me conduzir e lá fui eu... não muito tempo, mas o tempo suficiente para me sentir bem a fazê-lo, sozinha e quase de noite fui sem receios, sem preocupações mas fui...
Despois do abraço de amigas que recebi á chegada, voltei novamente ao ponto de partida, mas regressei feliz!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ser criança


Hoje vi muitas cores, passei junto à margem do rio e reparei que a natureza é bela e transparece de vida. São coisas que não reparamos, mas na verdade as árvores crescem, florescem, o rio por vezes revoltado outras vezes parece calmo, os passarinhos a cantar e a fazer os ninhos.
Enquanto passeava silenciosamente com a minha mãe, ouvi o murmurar do vento entre os ramos das árvores, reparei no som da água junto à margem e nos pequenos sinais verdejantes que surgiram na terra, eram os rebentos das flores...
Nos poucos minutos que durou a caminhada lembrei-me dos tempos que era criança, dos tempos que fazia bolos de terra e decorava com flores, do tempo que fazia colares com malmequeres amarelos, do tempo chegava a casa toda suja de terra e verde da relva... das brincadeiras com a corda e o elástico, perdia a noção do tempo e nunca estava com pressa para dormir, lembrei-me dos domingos que levava pão aos patos do lago no parque da cidade...

Saudades de ser criança.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Certo dia


Certo dia
Sorri-te ao ouvido
Senti-te ao longe
Perdi-te nos braços
Quando já era pouco
Quando parecia um nada
Falas-te comigo
Eu ouvi-te
Pedis-te compreensão
Não hesitei
Silenciosamente
Eu perdoei
Sem dizer nada
Sem nada fazer
Naquele dia voltei
Voltas-te a ser
Quem conheci
Voltamos a relembrar
Quisemos sonhar
Aí eu sorri
E por fim
Nos silêncios hesitantes
Disse-te sim

Liberdade de ser eu


Que importa o tens
Se posso ter o quero
Que importa o teu sonho
Se eu posso também sonhar
Que importa as tuas frases
Se eu posso escrever as minhas
Não sei se o que dizes faz sentido
Sei que posso sorrir
Sei que posso viver
Desenhar, pintar e escrever
Embora não saiba por onde quero andar
Tento percorrer um caminho que é só meu
Fazer o que me apetecer
Não me quero limitar ao teu “eu”
Sinto na brisa os teus poemas
E por vezes, faço deles dilemas
Mas posso eu ser?
Alguém sem problemas em viver?
Sem limites e com apetites
Com ilusão ou confusão?
Só mesmo aqui na imaginação
Poderei eu ser o que quiser
Porque enquanto as regras permanecem
A liberdade fica entalada
Na sociedade que ainda resiste
O poder de ficar calada
Mas cá dentro vive a alma
De quem fala
De quem ri
De quem vive
De quem sente
De quem sonha
De quem procura uma definição
Mas encontra a indecisão



Cláudia Martins

quinta-feira, 1 de abril de 2010

De partida para férias


Agora e finalmente vou saborear as férias da Páscoa, bem merecidas diria eu... já todo o mundo deixou aqui a "bila" e foi para casa. Aqui fiquei eu aproveitar estes dias para adiantar trabalhos para escola e a trabalhar no meu part time. Já vou com a cabeça tranquila, pelo menos levo menos trabalhos, menos fotocópias e mais descanso!
Já fiz a mala, deve pesar uns 30 kilos, claro sem exagerar, estou já adivinhar que vai ser mais uma aventura ir para casa.
Mas pela conversa da senhora minha mãe ao telefone, também já sei o que espera em casa, panos, aspiradores, e liquido para limpar os vidros, nunca percebi a história de limpar a casa para a Páscoa, como se no resto do ano não se limpasse!
Acabou-se dormir até as 11h, mesmo que não me levante vou acordar com o ruido do aspirador, hum acho que será um pouco desagradável...
Manias...
Pelo menos até segunda-feira o descanso será utopia...
De casa em casa, beija-se a cruz, come-se aqui e por ali, vê-se a familia, amigos e conhecidos... uma seca!

Lá terá que ser!!!

Agora ir para férias para limpar é que não me apetecia muito!