quinta-feira, 8 de abril de 2010

A minha cidadezinha


Vagueando na minha cidade, começo a reparar em pormenores que nunca antes tinha reparado, férias de Páscoa para mim também significa passear e aproveitar os dias de sol há muito tempo desejados. Parece que não foi só a mim que o sol despontou, os primeiros turistas começam a chegar e em dias de feira, não há quem falte! Para quem não sabe, a feira de Barcelos é das feiras maiores de Portugal, encontra-se tendas com vestidos e fatos, roupas, acessórios, sapatos, malas, móveis, vende-se barro e panelas, encontra-se as tendas de ferragens, tendas de retrosaria, de legumes e de animais (galinhas, patos, pássaros), não esquecendo o pão quente e as frutas frescas. São apenas, alguns exemplos de produtos que se pode encontrar nesta que é das feiras mais conhecidas, os preços estão bem visíveis e as promoções parece ser todo o ano. A ver os turistas pela cidade pergunto-me, o que é que eles têm para ver? O que os atraí mais? Será que é pela famosa lenda do galo, pela arquitectura, pela comida ou pela feira? Cá nas minhas interrogações, comecei a ver a cidadezinha perdida do Minho, com olhos ver. Realmente a feira é bastante interessante, pela imensidão de cores, de vozes a disputar pelos preços e clientes, pela diversidade de produtos “ venha ver menina…”, “posso ajudar? Está baratinho”…. “6 pares de meias 5 euros! É só escolher…” Por acaso não procurava nada de especial, simplesmente fui ver e repetir os velhos hábitos adquiridos no secundário.
Depois de atravessar aquela confusão, fui para avenida principal, olhei em torno e vi que realmente a cidade é acolhedora, é diferente e está remodelada. Os jardineiros da câmara continuam a fazer um óptimo trabalho, porque como de costume estava tudo arranjadinho, a restauração de prédios antigos já começa a ser visível, os miúdos de skate e de patins não faltavam, o comércio de rua dá alma ao coração da cidadezinha, e os cafés abrem as portas à esplanada!
Barcelos é muito pequeno enquanto cidade, mas perde horizontes nas demais 89 freguesias que compõem o concelho. A cidade espera agora pela grande festa “Festa das cruzes” que começa dia 24 e acaba dia 5 de Maio, dias de arromba que atrai centenas de pessoas, pela diversão, pelos concertos gratuitos, pelos diversos fogos de artifício, pela religião (procissão) e outros interesses.
Barcelos é a terra do Galo mas não só…

Nenhum comentário:

Postar um comentário