sábado, 30 de janeiro de 2010

the canberries "free to decide"

"O contador de Histórias" (2009)

É um recente filme brasileiro (2009) que basicamente reporta a vida de um menino chamado Roberto. Roberto, é oriundo de uma família pobre e vive com mais 9 irmãos numa favela, a mãe decidiu que ele aos 6 anos deveria ser institucionalizado na tentativa de ter um futuro melhor. Com o decorrer do tempo, aquele que deveria ser um local protector e de aprendizagem mostrou a Roberto a criminalidade e as leis da sobrevivência. Na adolescência, Roberto muda de instituição onde as leis são mais duras e incluem violência psicológica, castigos corporais que leva a uma total ausência ou impossibilidade de mudança. Descobre o caminho de ruas, as drogas e os pequenos furtos, como forma de se protejer Junta-se a um grupo violento. Aos 13 anos é ainda analfabeto e é considerado “irrecuperável”. Numa visita á instituição a pedagoga francesa Margheti, aproxima-se dele e usa palavras como “por favor” “ dá licença”. Estas palavras nunca antes lhe tinham sido pronunciadas, e assim este foi o inicio de uma emocionante e impressionante história de afecto e de amor. Roberto cresceu e actualmente é formado em pedagogia, é considerado um dos melhores contadores de história do mundo. Já licenciado voltou a instituição, mas como professor. Já adoptou mais de 20 meninos de ruas e muitos com o rótulo de “irrecuperáveis”, como foi ele.

“Ele escreveu uma historia contando muitas outras” assim começa a página da internet,
http://wwws.br.warnerbros.com/ocontadordehistorias/site/.

Todos temos uma história para contar…

Se ficaram curiosos, descarreguem o filme e vejam, fica aqui a minha sugestão.


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Porque estou com saudades do mar...

Q manhã?


Já o despertador a tocar?

A mãe já anda a stressar,

Mas que aconteceu?

Já sei.. o sono não apareceu..

Foram as conversas infinitas..

parecem mesmo destintas,

Mas tenho de me abstrair,

Preciso é de dormir!

Já me doi é a cabeça,

Haverá algo q nao aconteça?

Bem não sei responder,

Mas o dia está a nascer,

E é no tempo que vem,

Que espero vir resolver

Coisas que me fazem sofrer...

Bora lá levantar,

Um banho tomei

E logo sem contar

Mais descansada fiquei.

... uma manhã deveras estranha....

Arte?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Rostos


Já repararam na diversidades que é a especie humana?? Tanto se fala por aí da cara metade e que todos temos uma almea gémea, e alguém nos está destinado. É estranho porque se todos somos diferentes, uns velhos, outros novos, uns mais altos ou mais baixos, uns gordinhos outros nem tanto... temos feitios  diferentes, objectivos e sonhos diferentes, as vezes penso se é que existe como sabemos quem é? É certo que há aqueles com quem nós nos identificamos mais e de certa forma á alguma coisa que nos vai unindo... e que nos faz acreditar que tal "mito" exista. Há quem diga que isso acontece naturalmente, há quem defenda que temos de ir á procura, não percebo nada, se é que há alguma coisa para perceber! Sem resposta ou sem querermos pensar muitos dizemos de imediato... "é a vida". Mas afinal o que é que quer dizer isso... a vida é diferente para todos, e penso eu que todos têm alguma coisa que acreditem que é a razão de viver. Acho que não andamos aqui só para ver andar os outros... agora surgiu-me uma questão, o que faz querer viver? Não sei concretamente mas eu gosto de viver... gosto do sol, do dia, da noite, dos amigos, de falar e de sonhar... e penso que é isso que quero continuar a fazer.

Já todos nos cruzamos com pessoas que no passado nos fizeram crer que eram pessoas para a vida, aquelas pessoas que não iriamos perder o contacto e na verdade ( PUFFF)... vêm as férias de escola, muda-se de turma, vai-se estudar para longe, mudamos de número de telemóvel... o e-mail até deixou de funcionar e fizemos outro... isto tudo para dizer... que  por diversas razões perdemos contactos, perdemos amizades e deixamos para trás uns bons momentos e pessoas. Costumo dizer perde-se uns e encontram-se outros, mas o resultado do nossa personalidade é tudo aquilo que vivemos no passado com aquilo que vivemos no presente! O dia de amanhã ninguem sabe é preciso aprendermos uns com os outros! Apesar de diferentes é preciso compreender as diferenças e afinal  concluimos que somos todos iguais dentro da diversidade que aparentemente somos.

E a pessoa ideal não existirá, terá defeitos e terá qualidades o aprender a conviver com os defeitos e saber reconhecer as qualidades é o primeiro passo dizermos que a pessoa que gostamos é a nossa cara metade... no meu ponto de vista, num relacionamento o aspecto físico passado uns tempos deixa de ser o mais importante. Por isso rostos e caras lindas por aí não faltam... pessoas inteligentes, com principios e valores é o que nos vai destinguir uns do outros. O que fazemos, o que dizemos e como pensamos  é  de certa forma o espelho daquilo que somos. 

Daí cruzarmo-nos diariamente com muitas pessoas e umas só são marcadas pela beleza e essas passado uns tempos deixam de ter muita importância e outras  vai continuando connosco, no caminho da vida... mas marcam  pela pessoa que são! Afinal o que é mais importante?

.... A VIDA É FEITA DE ALGUMAS INCOGNITAS QUE POR VEZES SÃO DECIFRADAS COM A PASSAGEM DO TEMPO E PELAS EXPERIENCIAS QUE VAMOS ADQUIRINDO...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nada...


Nada que palavra tão insignificante, é isso que sinto um nada... mas é verdade nestes dias não tenho feito nada, estou cansada desde nada e farta de pensar no nada. Será que afinal o nada existe? Não sei se existe mas ando reduzida á insignificância do nada! Dou por mim a pensar em algo ou nada em concreto para adormecer, ou enventar alguma coisa que acaba em nada para fazer! Vejo fotos, lembro-me de momentos bons que passei, vejo filmes e vejo TV ..  vou para o quarto e não vejo nada, venho para a cozinha e vou para a net, mas na verdade não se passa aqui nada!

Sabem que mais não tenho personalidade para viver no nada, estar de férias e ter o nada como companhia é algo que não combina comigo. Perferia ter exames pelo menos estava entretida... ou então em  aulas! Tantos desejam este nada... enfim!

Nada é a isso que se resumem estes eternos dias! 

Reliquías...


Por vezes temos em casa alguns achados ou relíquias, que nos esquecemos mas quando fazemos aquelas arrumaçõezinhas pelo quarto, encontramos coisas que nos fazem lembrar grandes momentos que passamos. É assim que encontrei um livro na estante de nome “Ideias feitas sobre a sexualidade” este livro, comprei-o numa feira de velharias numa bela tarde de verão, por apenas um euro. Lembro-me depois de o ter comprado sentar-me num jardim com duas amigas e a ler aquilo em voz alta…. Bem o livro é todo ele feito sobre afirmações e posteriormente explicação das mesmas explicando se é verdadeiro ou falso. Com isto fizemos de uma simples tarde de verão numa tarde de verão divertida. 
Vou citar algumas afirmações que achei piada… 

“A abstinência sexual é mais penosa para os homens do que para as mulheres”.  (verdadeiro ou falso?) Pensei que fosse verdadeiro mas afinal é falso.

“No homem, o esforço despendido numa relação sexual pode ser comparado a uma corrida pedestre de 800 metros”. V ou F? é falso. 

“Na idade adulta, a masturbação é, ao mesmo tempo, inútil e perigosa”. Esta também é falsa. 

“Depois de dez anos de casamento, é lógico não se ter mais do que uma ou duas relações sexuais por semana” Será? É falso… acho que nem é possível quantificar matematicamente. 

“Todos os sexos femininos se parecem”. Falso 

“Torna-se difícil mantermo-nos castos, se estamos apaixonados”. Falsa.

“Com o passar dos anos, é normal que o desejo esmoreça no seio de um casal”. Falsa.

“ A masturbação é um defeito na criança e um vício no adolescente.” Falsa.

Em fim, como devem perceber pelas afirmações isto abriria tema de conversa por algum tempo, é engraçado como num livro com mais de 200 páginas não encontrei questões verdadeiras. Eu não irei comentar as questões por questão de logística… mas ficaria aqui em aberto para quem quiser comentar.


Referência bibliográfica:
Waynberg, J. (1998). Ideias feitas sobre sexualidade. Círculo de Leitores.


domingo, 24 de janeiro de 2010



"A maior felicidade é a certeza de sermos amados apesar de ser como somos." (Vitor Hugo)

"Freedom Writers " (2007)


Designado em português como "Escritores da Liberdade" é um filme lançado em 2007 e baseado em diários de alunos de uma escola Norte-Americana. Estes alunos não são alunos quaisquer, são adolescentes que vivem o dia-a-dia como se fosse uma vitória, sofrem na pele o racismo e os pré-conceitos da sociedade... vivem em bairros e estão divididos em Ganges por raças (asiáticos, negros etc). Sair á rua para eles é assistir a uma guerra racial, e muitas vezes morre-se sem razão aparente, este sofrimento é algo comum a todos eles. Foram para uma escola onde a política é a de Integração mas na verdade são divididos em turmas dos inteligentes e dos burros... e ninguém se importava com eles. Mas uma professora de Inglês que dava aulas pela primeira vez conseguiu ensinar a matéria e não só, conseguiu mostrar que o ódio existente não era forma de vida... conseguiu mostrar que eles são capazes de ir mais além e que têm capacidades, ensinou-os a viverem como cidadãos. Poucos na escola acreditavam nas capacidades destes alunos e foi esta professora que arriscou desafiar o funcionamento na escola para valorizar e mostrar aos alunos que têm valor. A professora ofereceu um caderno a todos, para escreverem sobre a vida deles, como um diário onde pudessem desabafar, escrever algo sobre si... e assim como Anne Frank (na segunda guerra mundial) ficarem para a história... Somos todos iguais não importa a cor ou a raça e todos temos uma história para contar. Estes diários foram publicados e muitos desses alunos foram para a faculdade. O livro foi publicado como "Freedom writers diary". 

Este filme é baseado numa história real. Gostei muito de o ver
e foi-me oferecido pelo meu maninho... se tiverem a oportunidade de o verem acredito que gostem também!



sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Gordura é Formosura?

O facto de estarmos habituados a ouvir falar sobre a obesidade, ou o ser gordo tem tudo a ver com conceitos e valores culturais de cada sociedade. Estes conceitos vão-se transformando á medida que as sociedades evoluem. Nos nossos antepassados “ser gordo” era um privilégio, se assim o podemos chamar, era termo distintivo pois aqueles que tinham trabalho duro, alimentação pobre e sem luxo era conferida a silhueta esquelética. Assim o ser “gordinho” eram aqueles que não precisavam de trabalhar e que estavam bem na vida.
No entanto entre esta classe era distinguido os gordinhos dos grandes obesos, a estes últimos eram denominados como gulosos, o escândalo e o desconforto. 
“A gordura, mais ou menos discreta ou evidente, atributo de poderio e riqueza, acabaria por inspirar artistas a ser apreciada como bela” (Peres, 2000, p.13). Assim surgiu a antiga lengalenga,”gordura é formosura”, e esta frase perdurou em alguns séculos onde se pode ver em algumas obras renascentistas. 
Numa fase em que os países começam a desenvolver-se, tal como Portugal a partir do momento em que o poder compra aumenta, a primeira coisa que fizeram foi comer e beber sem controlo, inicialmente batata, arroz, pão, cerveja carne e doçaria, actualmente á uma alteração marcada com o aparecimento de “comidas alternativas” aquilo que designa-se por fast food, refrigerantes, batatas frita, entre outros. Deixou-se de preservar os horários das refeições, os transportes públicos substituem a bicicleta e o andar a pé, aparecimento da televisão que substitui as brincadeiras de rua nas crianças. Estes factores apenas alguns que poderão representar o aumento do número de pessoas obesas ou com excesso de peso.
As exigências sociais, culturais e até mesmo da medicina introduziram um novo conceito de beleza, o de ser magro. Não podemos ver esta questão apenas por modas mas também, temos de ter em conta a saúde, e pelo visto está mais que provado que ser magro (não excessivamente) aumenta a esperança média de vida. 
Por vezes somos tão influenciados pela moda e pela comunicação social, que na adolescência, refiro-me particularmente às miúdas, se entra nas conhecidas dietas loucas, como se perder peso fosse uma profissão ou fizesse parte da ordem do dia e começamos a falar de um problema, o da anorexia. 
Não me querendo alargar muito, queria apenas referir que não há um peso ideal, á uma média que consoante a nossa estatura (larga ou estreita), com a sexualidade (homem ou mulher), com a idade e com a constituição muscular, vai variar de pessoa para pessoa. Isto é existem o MCA (peso ÷ altura) mas não pode ser levado á risca, porque cada caso é um caso. Dentro dos padrões que são determinados normais não é por exceder um ou dois quilos que é considerado obeso. O importante, é conseguirmos manter o mesmo peso, porque as variações de peso não são saudáveis, para além da pele ficar flácida e com estrias (se for caso de emagrecer de forma abrupta) e ou então rasgar e formar estrias vermelhas (engordar de uma forma abrupta).
  Por vezes emagrecer de uma forma abrupta significa uma falsa magreza, porque deixar de comer porque estou gordo ou porque tenho de perder x quilos nesta semana ou mês, pode significar carências nutricionais que o organismo precisa. Queda de cabelo, unhas fracas, ossos fracos, falta de concentração são alguns dos sinais deste querer perder peso sem consciência. Emagrecer deve ser um processo lento, não é cortar nas refeições mas sim variar, e substituir os alimentos menos bons por outros, e tentar fazer várias refeições ao longo dia e não esquecer o exercício físico. É um processo difícil, mas se não for feito desta forma, acabamos por fragilizar o nosso organismo.
 As modas somos nós que as fazemos, devemos sim sentirmo-nos bem com aquilo que vemos, o que eu acho importante ter em conta a saúde, porque ter quilinhos a mais não significa necessariamente que somos gordos ou obesos.
Em suma…
“Emagrecer nem é enfraquecer nem sofrer privações debilitantes e destruidoras. Não é só perder peso. É harmonizar a constituição corporal e ganhar saúde.” (Peres, 2000, p. 21).

Cláudia Martins

Referência bibliográfica:
Peres, Emílio (2000). Emagrecer. Porque se engorda e como se emagrece. 4ª edição, Caminho.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Palácio da pena..


É lindo não é? Situa-se em Sintra e  no Parque do Palácio da Pena e foi mandado contruir por D. Manuel para a rainha passar as tardes de verão. Este parque tem percursos e passeios lindíssimos, com inúmeras construções de jardins lá existentes. Todo o palácio é uma obra prima e foi todo muito bem pensado... é património mundial  e num espaço encontramos diversidade de culturas! Tantas vezes andamos á procura de destino para viajar e não conhecemos o nosso país, é uma pena que quando lá fui praticamente só vi estrangeiros... temos de valorizar e conhecer mais os nossos monumentos e a nossa cultura!

Férias de janeiro

Já tudo se passou, o monte de frequências e trabalhos.. já lá vai o Natal e a passagem de ano também... as notas foram lançadas e os resultados superaram as minhas espectativas e em principio nao terei que fazer exames. Concluindo estou de férias em pleno Janeiro ... sem  quase nada para fazer  aqui pela terrinha, esta sensação começa a ser desperante ... quem me conhece já sabe do que falo!! Aquilo que para muitos seria um alívio para é uma dor de cabeça.

Tenho andado pela net... encontrei filmes  engraçados e é com isso que vou ocupando os meus serões ou mesmo noites, parece que o sono é algo que não me têm atraído muito e a cabeça começa a dar asas á imaginação, resolvi dar as voltas ao meu blog visto que isto estava a ficar pré-histórico! E com tantas coisas que se fazem por aí, o mundo não pára ... há sempre qualquer coisa para dizer...

espero por melhores dias...

As vezes escrever é o refugio para a solidão...